terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Características gerais das plantas

As plantas, assim como os animais, são seres pluricelulares e eucariontes. A maioria é capaz de produzir o seu próprio alimento, sendo por isso chamados de seres autótrofos.

Essa produção ocorre por meio da fotossíntese. Nesse processo, as plantas convertem água e gás carbônico em matéria orgânica, utilizando a luz solar como fonte de energia. São, então, seres fotossintetizantes. Embora a maioria das plantas sejam organismos fotossintetizantes, uns poucos gêneros, como o cipó-chumbo (Cuscuta) e o “cachimbo-indiano” (Monotropa), perderam o pigmento verde no curso de sua evolução e se tornaram parasitas. Dessa forma, essas plantas não realizam fotossíntese e nutrem-se retirando o alimento da planta hospedeira, muitas vezes, levando-a a morte.

A maioria dos vegetais tem em suas células a clorofila como pigmento responsável pela coloração esverdeada e pela captação da energia da luz solar. juntamente com a clorofila, outros pigmentos podem fazer parte das células vegetais; nesses casos, o vegetal adquire outras cores.

comprimento
    (folha)
cerca de 7 cm

 

Coração-de-Maria (Iresine). Apesar da coloração avermelhada, as folhas tem clorofila.

 

FONTE: Projeto Araribá Ciências 6ªsérie, Editora Moderna

Nenhum comentário:

Postar um comentário